Creche

Objectivos

Regulamento CRECHE 2019-20

A Resposta Social de Creche da Fundação Padre Luís é um serviço vocacionado para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe actividades educativas e de apoio à família. A Creche destina-se a Utentes de ambos os sexos, entre os 4 meses e os três anos de idade.
Para alcançar os seus objectivos de desenvolvimento integral dos Utentes, a Fundação Padre Luís atenderá, de modo específico, as áreas do desenvolvimento psicomotor, psicossocial, cognitivo, comunicação e construção dos códigos formais de aprendizagem.
A Resposta Social Creche tem como objectivos:

  • Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral do Utente num clima de segurança afectiva e física, através de atendimento individualizado;
  • Colaborar estreitamente com a família, numa partilha de cuidados e responsabilidades, em todo o processo evolutivo do Utente;
  • Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inaptidão ou deficiência do Utente, assegurando o encaminhamento adequado.

A equipa educativa da Creche tem como objectivo principal ajudar os Utentes em todo o seu desenvolvimento, proporcionando-lhes actividades e experiências diversificadas.

Um dos primeiros objectivos é criar um ambiente agradável e alegre onde Utentes, educadores e famílias se sintam bem. É neste ambiente motivador que queremos estabelecer as múltiplas relações entre adultos e crianças e realizar o projecto comum que é a aprendizagem.
O objectivo final do nosso projecto é o desenvolvimento mental, físico, social e emocional dos Utentes com vista a apoiar a sua realização pessoal futura como cidadãos. Acreditamos que um passo importante para atingir este objectivo é apostar numa aprendizagem activa, ao mesmo tempo que incentivamos o envolvimento das famílias, da comunidade e o empenho dos educadores, neste projecto comum.