Fundação Padre Luís

“A Fundação Padre Luís é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) cuja missão primordial é promover a educação e o desenvolvimento integral a crianças e jovens, visando assumir-se como uma organização de referência e tendo como compromisso permanente a melhoria de desempenho na prestação dos seus serviços de ação educativa e social.

A Fundação abre às 7H30 e encerra às 19H30.

Desenvolve a sua missão através da prestação de serviços nas seguintes respostas sociais:

• Creche;
  • Pré-Escolar;
  • Atividades de Tempos Livres – 1º, 2º e 3º Ciclos
  • Rendimento de Inserção Social.

Conta com um quadro de profissionais efetivos e clientes, conforme abaixo identificado:

• Colaboradores – 50
  • Alunos Creche – 45
  • Alunos Pré-Escolar – 125
  • Alunos ATL
  • 1º Ciclo: 80;
  • 2º e 3º Ciclos: 40
  • Total de Alunos: 330

Possui a seguinte estrutura:

• 3 salas Creche (Berçário – a partir dos 3 meses, 1 ano, 2 anos);
  • 5 salas Pré-Escolar (3, 4, 5 anos);
  • Ateliers lúdico-pedagógicos ATL;
  • Salas de apoio ao estudo;
  • Gabinete de Psicologia;
  • Sala de Música;
  • Campo de Jogos
  • 3 Parques infantis;
  • 2 Salões polivalentes;
  • 2 Refeitórios;
  • 2 Salas de reuniões;
  • Atendimento ao cliente (secretaria, recepção);
  • Jardins;
  • Horta

Actividades extra-curriculares:

• Karaté

Em todas as respostas sociais, através de uma planificação e avaliação semanais, implementase o Projecto Curricular de Sala, que tem como base de construção as Orientações Curriculares do Ministério da Educação, os Projetos Educativo e Curricular e o Plano Anual de Atividades da Fundação.
Esta implementação tem como base de trabalho a confluência de várias pedagogias, com principal incidência na pedagogia de projeto. De referir, também, que é elaborado pela respetiva Educadora, para cada criança e jovem, um Plano de Desenvolvimento Individual o qual, após obtida a concordância da família, é implementado simultaneamente, visando o cumprimento da missão da Fundação.

“Temos ainda 2 Núcleos Locais de Inserção, com equipas multidisciplinares constituídas por Psicólogas, Assistentes Sociais, Educadoras Sociais e Ajudantes de Acção Direta, que orientam os utentes para a inclusão em mercados de trabalho e no acompanhamento psicossocial das famílias.”

A Fundação Padre Luís, no sentido de dar resposta às necessidades emergentes e atender às necessidades dos seus utentes, orienta os seus processos de gestão pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Para tal, existem diversas parcerias com várias entidades tais como: Centro Distrital da Segurança Social do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, União Distrital das IPSS, EAPN, APPACDM, Centro de Reabilitação da Granja, Centro de Formação Profissional Integrada, Escola dos Carvalhos e Escola Profissional de Gaia.

Esta Fundação é pertença do Paço Episcopal do Porto, o qual nomeia o seu Conselho de Administração, formado por 5 elementos, e o Conselho Fiscal, formado por 3 elementos. O Reverendo Padre Avelino Jorge Soares é o Delegado Episcopal na Fundação. Existe, ainda, uma Liga de Amigos que apoia económica e humanitariamente as crianças mais carenciadas, que frequentam a Fundação.”