Fundação Padre Luís
“A Fundação Padre Luís é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) cuja missão primordial é promover a educação e o desenvolvimento integral a crianças e jovens, visando assumir-se como uma organização de referência e tendo como compromisso permanente a melhoria de desempenho na prestação dos seus serviços de ação educativa e social.
A Fundação abre às 7H30 e encerra às 19H30.
Desenvolve a sua missão através da prestação de serviços nas seguintes respostas sociais:
- Creche;
- Pré-Escolar;
- Atividades de Tempos Livres – 1º, 2º e 3º Ciclos
- Rendimento de Inserção Social-Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.
Conta com um quadro de profissionais efetivos e clientes, conforme abaixo identificado:
- Colaboradores – 50
- Alunos Creche – 60
- Alunos Pré-Escolar – 125
- Alunos ATL
- 1º Ciclo: 80;
- 2º e 3º Ciclos: 40
- Total de Alunos: 305
Possui a seguinte estrutura:
- Creche – 4 salas (1- Berçário – a partir dos 3 meses / 1 – Sala aquisição marcha (1 ano) /1 – Sala Heterogénea (1/2 anos) / Sala 2 anos;
- Pré-Escolar – 5 salas (3, 4, 5 anos);
- Ateliers lúdico-pedagógicos ATL;
- Salas de apoio ao estudo;
- Gabinete de Psicologia;
- Sala de Música;
- Campo de Jogos
- 3 Parques infantis;
- 2 Salões polivalentes;
- 2 Refeitórios;
- 2 Salas de reuniões;
- Atendimento ao cliente (secretaria, recepção);
- Jardins;
- Horta
Actividades extra-curriculares:
- Karaté – Inglês – Dança – Musica –

Em todas as respostas sociais, através de uma planificação e avaliação semanais, implementa-se o Projecto Curricular de Sala, que tem como base de construção as Orientações Curriculares do Ministério da Educação, os Projetos Educativo e Curricular e o Plano Anual de Atividades da Fundação.
Esta implementação tem como base de trabalho a confluência de várias pedagogias, com principal incidência na pedagogia de projeto. De referir, também, que é elaborado pela respetiva Educadora, para cada criança e jovem, um Plano de Desenvolvimento Individual o qual, após obtida a concordância da família, é implementado simultaneamente, visando o cumprimento da missão da Fundação.

“Possuímos ainda 2 Núcleos Locais de Inserção, com equipas multidisciplinares constituídas por Psicólogas, Assistentes Sociais, Educadoras Sociais e Ajudantes de Ação Direta, que orientam os utentes para a inclusão em mercados de trabalho e fazem o acompanhamento psicossocial das famílias.”

A Fundação Padre Luís, no sentido de dar resposta às necessidades emergentes e atender às necessidades dos seus utentes, orienta os seus processos de gestão pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Para tal, existem diversas parcerias com várias entidades tais como: Centro Distrital da Segurança Social do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Junta de Freguesia de Oliveira do Douro e de Vilar de Andorinho, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, União Distrital das IPSS, EAPN, APPACDM, Centro de Reabilitação da Granja, Centro de Formação Profissional Integrada, Escola dos Carvalhos e Escola Profissional de Gaia.
Esta Fundação é pertença do Paço Episcopal do Porto, o qual dá posse ao seu Conselho de Administração, e o Conselho Fiscal. O Reverendo Padre Alípio Germano do Couto Bessa Barbosa é o Delegado Episcopal na Fundação. Existe uma Liga de Amigos que apoia económica e humanitariamente as crianças mais carenciadas, que frequentam a Fundação.