Principais Serviços

A Fundação Padre Luís é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) cuja missão primordial é promover a inclusão social das famílias e da comunidade envolvente e o desenvolvimento integral das crianças e jovens, visando assumir-se como uma organização de referência e tendo como compromisso permanente a melhoria de desempenho na prestação dos seus serviços de acção educativa e social. Abre às 7H30 e encerra às 19H30.

Desenvolve a sua missão através da prestação de serviços nas seguintes respostas sociais:

• Creche;
  • Pré-Escolar;
  • Centro Atividades de Tempos Livres EH IL – 1º ciclo;
  • Centro Atividades de tempos Livres com funcionamento Clássico –  2º/3º Ciclos;
  • Rendimento Social de Inserção.

Conta com um quadro de profissionais efetivos e clientes, conforme abaixo identificado:

• Colaboradores – 50
  • Alunos Creche – 45
  • Alunos Pré-Escolar – 125
  • Alunos ATL
    • 1º Ciclo: 80;
    • 2º e 3º Ciclos: 40
  • Total de Alunos: 330

Possui a seguinte estrutura:

• 3 salas Creche (Berçário – a partir dos 3 meses, 1 ano, 2 anos);
  • 5 salas Pré-Escolar (3, 4, 5 anos);
  • Ateliers lúdico-pedagógicos ATL;
  • Salas de apoio ao estudo;
  • Gabinete de Psicologia;
  • Sala de Música;
  • Campo de Jogos
  • 3 Parques infantis;
  • 2 Salões polivalentes;
  • 2 Refeitórios;
  • 2 Salas de reuniões;
  • Atendimento ao cliente (secretaria, receção);
  • Jardins;
  • Horta

Atividades extracurriculares:

• Karaté
  • Yoga
  • Musica

Em todas as respostas sociais, através de uma planificação e avaliação semanais, implementa-se o Projeto Curricular de Sala, que tem como base de construção as Orientações Curriculares do Ministério da Educação, os Projetos Educativo e Curricular e o Plano Anual de Atividades da Fundação.
Esta implementação tem como base de trabalho a confluência de várias pedagogias, com principal incidência na pedagogia de projeto. De referir, também, que é elaborado pela respetiva Educadora, para cada criança e jovem, um Plano de Desenvolvimento Individual o qual, após obtida a concordância da família, é implementado simultaneamente, visando o cumprimento da missão da Fundação.

Temos ainda 2 Núcleos Locais de Inserção, com equipas multidisciplinares constituídas por Psicólogas, Assistentes Sociais, Educadoras Sociais e Ajudantes de Acção Direta, que orientam os utentes para a inclusão em mercados de trabalho e no acompanhamento psicossocial das famílias.

A Fundação Padre Luís, no sentido de dar resposta às necessidades emergentes e atender às necessidades dos seus utentes, orienta os seus processos de gestão pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Tem parcerias/protocolos com várias entidades tais como: Centro Distrital da Segurança Social do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Junta de Freguesia de Oliveira do Douro e de Vilar de Andorinho, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, ISPGAYA, União Distrital das IPSS, EAPN, APPACDM, Centro de Reabilitação Profissional da Granja, IEFP de VNGaia, CEFPI de VNGaia e Escola Profissional de Gaia, entre outros.

Esta Fundação é pertença do Paço Episcopal do Porto, o qual nomeia o Presidente do Conselho de Administração e tem como  interlocutor com o Paço, o  Reverendo Padre António Teixeira de Freitas.

O Conselho de Administração é composto por 5 elementos e o Conselho Fiscal por 3.

Existe, ainda, uma Liga de Amigos que apoia económica e humanitariamente as crianças mais carenciadas, que frequentam a Fundação.